top of page
bg.jpg

Notícias e Artigos

+55 (47) 3407.7750

+55 (47) 3422.8644

O Que Vem Aí para a Infraestrutura de Rede para IA?

  • Foto do escritor: Leandro Loureiro
    Leandro Loureiro
  • há 11 horas
  • 3 min de leitura

A inteligência artificial (IA) está ganhando força em empresas em todo o mundo. Pesquisas internacionais mostram que centenas das maiores empresas do mundo estão engajadas em provas de conceito para aplicar a IA em uma variedade de aplicações críticas. Ao mesmo tempo, colher os frutos da IA exige uma reformulação completa da infraestrutura de TI, com ênfase especial nas redes.

Isso é óbvio, já que a IA exige novos níveis de desempenho em largura de banda, latência e segurança. Além disso, à medida que a inferência se consolida nas empresas, somente as redes mais eficientes e de alto desempenho podem obter o processamento necessário para adaptar os modelos de IA aos requisitos específicos de uma empresa.


Tendências em redes para IA


A construção de redes para IA exige uma mudança revolucionária da computação centralizada de data center para uma computação distribuída e acelerada — uma arquitetura que reúne milhares de GPUs e CPUs operando em paralelo para formar um grande cluster ou, para usar o termo da NVIDIA, uma fábrica de IA.


Para dar suporte à rede de IA, as tecnologias existentes devem ser aprimoradas e novas abordagens devem ser criadas para sustentar o desempenho exigido pelas aplicações de IA. Do rack ao cluster e aos data centers interconectados, a IA exige uma nova abordagem em todos os elementos para garantir um desempenho adequado.


Esse novo foco começa no rack, onde os avanços nos links PCIe entre GPUs e CPUs e switches de rede foram aprimorados em velocidade e eficiência. Há também inovação nos links entre clusters, já que a Ethernet, otimizada para desempenho pelo Ultra Ethernet Consortium (UEC), está ajudando a equiparar a Ethernet ao InfiniBand da NVIDIA como protocolo de rede de escalonamento horizontal preferencial.


Estas são apenas algumas das tendências em andamento em redes para IA. Muito mais está acontecendo, incluindo um foco em processadores de IA especializados, componentes ópticos e segurança.


A IA Agrava o Problema dos Dados


A Inteligência Artificial (IA) está prestes a exacerbar o problema da disponibilidade de largura de banda. Embora o crescimento anual da largura de banda tenha historicamente uma média de 20 a 30% ao ano, muitos especialistas em redes esperam que a IA impulsione as taxas de crescimento da largura de banda para quase 40% ao ano, com o principal impulsionador sendo os requisitos de movimentação de dados.


Com as organizações usando uma infinidade de modelos, isso pode levar a exabytes de dados de treinamento. E os modelos precisam ser continuamente treinados com dados novos, o que significa que os dados precisam estar em constante fluxo. Além disso, parte da IA será em tempo real, proveniente de dispositivos IoT ou outros fluxos de dados. Isso significa que os "dados em movimento" necessários para dar suporte à IA em tempo real estarão constantemente fluindo em suas redes.


O Impacto nas Redes


Como vimos, o volume de dados gerados e movimentados em redes já apresentou um crescimento drástico na última década, e as cargas de trabalho de IA aumentarão ainda mais o volume e a necessidade de movimentação de dados. Isso terá impactos significativos na sua rede corporativa, a saber:


  • A IA consumirá mais largura de banda, aumentando a demanda e potencialmente deixando outras aplicações sem suporte;

  • Muitas aplicações de IA exigirão processamento em tempo real ou quase em tempo real, exigindo baixa latência e suporte de rede para acelerar essas aplicações.

  • A computação de ponta pode ser implantada, o que significa que mais tráfego se moverá de leste a oeste (pela sua rede), criando diferentes padrões de largura de banda.

  • A escalabilidade geral da rede precisará crescer para suportar maior consumo de largura de banda.

  • O fluxo e refluxo das cargas de trabalho de IA mudarão constantemente e farão flutuar as necessidades de largura de banda.


Existe uma Solução


Operar e otimizar sua rede na era da IA exigirá uma abordagem diferente que exija que a equipe de rede se afaste de uma abordagem puramente de desempenho e escalabilidade (largura de banda) para uma que otimize a Qualidade de Serviço (QoS) e a Qualidade de Experiência (QoE) para todas as atividades de rede, sejam elas aplicativos orientados ao usuário ou orientados a dados.


A chave para o sucesso na era da IA é a observabilidade abrangente da rede, o enriquecimento de dados de rede com tecnologia de IA e a otimização de rede altamente contextualizada. A evolução dos equipamentos com IA embarcada e otimizados para trabalhar em conjunto com soluções "turbinadas" com a IA, irão fazer toda a diferença de quem deseja entrar nesse novo mundo da tecnologia. A Syetel possui o serviço de projeto, implantação e manutenção de redes, tanto tradicionais (par trançado e coaxial) como fibra ótica. E certificamos a sua rede. Além disso, podemos oferecer equipamentos atualizados com a tecnologia de IA, para transformar sua rede em uma rede preparada para o futuro. Entre em contato conosco para saber mais ou requisite uma visita!

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating

+55 (47) 3407.7750

+55 (47) 98498-6420

Syetel Tecnologia ® 2023. Desenvolvido pela Senciente

  • Facebook
  • LinkedIn ícone social
  • Instagram
bottom of page