top of page
bg.jpg

Notícias e Artigos

+55 (47) 3407.7750

+55 (47) 3422.8644

A sua empresa já usa telefonia na nuvem?

  • Foto do escritor: Leandro Loureiro
    Leandro Loureiro
  • 21 de ago de 2023
  • 3 min de leitura

Se já usa, parabéns pela iniciativa. Mas se não usa, você sabe como migrar para telefonia em nuvem de forma segura?

ree

Vamos antes de qualquer coisa, saber o que é e como funciona. A telefonia em nuvem é um serviço que leva centrais de telefonia para a cloud computing (computação na nuvem), ou seja, para serem oferecidos na internet de maneira distribuída. Está relacionada com a tecnologia de voz transmitida por IP (VoIP ou SIP).


Em outras palavras, o setor de telefonia, que costumava estar vinculado unicamente a dispositivos físicos, cabos e infraestrutura completa, agora tem a possibilidade de ser administrado através da nuvem, utilizando sistemas e painéis de controle. Isso proporciona maior controle para as empresas, bem como expande outras vantagens que já se tinha.


Nesse caso, a empresa não precisa mais de equipamentos, fios e hardwares para se comunicar interna ou externamente. De modo geral, para que o sistema funcione, basta ter:

  • uma conexão de internet;

  • dispositivos para as ligações (computador, tablet, smartphone, telefone IP ou telefone analógico com adaptador);

  • e um plano ativo com o sistema em nuvem.

E como esse serviço funciona?


A tecnologia por trás da telefonia em nuvem se chama Voip – Voice Over Internet Protocol, traduzido como Voz Sobre Protocolo de Internet ou SIP - Session Initiation Protocol, que pode ser traduzida como um “Protocolo de iniciação de Sessão”.


Ora, mas se são sinônimos, porque nomes diferentes? VoIP é a tecnologia e o SIP é o protocolo que permite a comunicação através de vídeo e áudio em qualquer tipo de mídia, com os mais diversos aplicativos. Para que isso aconteça basta você ter uma boa conexão com a internet. Resumindo, a função principal do protocolo SIP é permitir a comunicação entre usuários através de uma rede VoIP.


Na prática, funciona assim:

  • A pessoa acessa a internet em seu dispositivo;

  • Entra no endereço onde a telefonia em nuvem está hospedada (também existe a possibilidade de baixar um aplicativo em dispositivos móveis);

  • Faz a ligação de áudio ou vídeo (lembrando que ela também pode receber chamadas).

É justamente por conta da tecnologia Voip que hoje é possível fazer chamadas de áudio e vídeo em aplicativos de mensagem e de reuniões, como Skype, WhatsApp, Meet, etc, sem a necessidade de contar com linhas analógicas de telefone.


E quais as principais vantagens de migrar para telefonia em nuvem?

  • Maior qualidade nas chamadas

  • Investimento mínimo e economia

  • Flexibilidade e facilidade de integração

  • Fácil instalação e configuração

  • Utilizado em diversos dispositivos

  • Menos cabos e layout limpo

  • Chamadas seguras

  • Funcionalidades avançadas e conveniência

  • Gestão dos dados em dashboards (painéis de controle)

Em um artigo futuro, falaremos de cada uma dessas vantagens, para um melhor entedimento do porquê é tão interessante adotar telefonia na nuvem.


Passos detalhados para fazer a migração


Aqui estão os passos a serem considerados ao migrar a sua telefonia para a nuvem:


Definir estratégias


Antes de tudo, é fundamental listar todas as funcionalidades e recursos que uma solução de telefonia em nuvem deve oferecer para atender às demandas operacionais.


Realizar backups de dados


Antes de efetuar a migração, é importante realizar backups de segurança de todos os dados do sistema telefônico atual, a fim de evitar a perda de informações cruciais relacionadas a clientes e fornecedores.


Preparar dispositivos digitais


Para utilizar a telefonia em nuvem, é necessário contar com dispositivos como smartphones, computadores, laptops ou tablets, que desempenharão o papel de ramais telefônicos. Portanto, antes de efetuar a migração, é preciso fornecer esses equipamentos aos colaboradores, que muitas vezes já os utilizam em suas atividades diárias. Além disso, é importante garantir que a conexão com a Internet esteja funcionando adequadamente.


Escolher o fornecedor de telefonia em nuvem


Com os objetivos da implementação da tecnologia em nuvem definidos, é hora de selecionar o fornecedor de telefonia em nuvem inteligente que ofereça os recursos necessários.


Monitorar o desempenho da telefonia


Após concluir a migração para a nuvem, é essencial testar o desempenho do sistema telefônico para garantir seu funcionamento adequado. Além disso, é recomendável continuar realizando backups de segurança, o que é facilitado pela tecnologia em nuvem.


Ao realizar a migração para a nuvem, a empresa passará a ter acesso a recursos profissionais, armazenamento e segurança de dados a partir de qualquer localidade.


Agora, ao ler esse artigo, você gostaria de saber mais ou colocar a telefonia em nuvem na sua empresa? Então nos contate agora e requisite uma visita sem compromisso! A Syetel possui mais de 30 anos de mercado e nossa especialidade é comunicação! Permita que façamos a sua transição tranquila, segura e da forma ideal.

 
 
 

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação

+55 (47) 3407.7750

+55 (47) 98498-6420

Syetel Tecnologia ® 2023. Desenvolvido pela Senciente

  • Facebook
  • LinkedIn ícone social
  • Instagram
bottom of page