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Integração do SIP Trunking com um PABX Virtual: Benefícios e desafios

  • Foto do escritor: Leandro Loureiro
    Leandro Loureiro
  • 25 de ago.
  • 3 min de leitura

Há anos, as empresas vêm adotando cada vez mais o SIP Trunking como uma alternativa atraente à telefonia analógica e digital tradicional. Essa abordagem otimiza os custos com chamadas telefônicas e facilita o dimensionamento dos departamentos de atendimento ao cliente e vendas. A integração do SIP Trunking com um PABX virtual é possível e, neste artigo, nossos especialistas abordam os benefícios e os desafios associados a isso.


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O que são SIP Trunking e um PABX Virtual?


Primeiro, vamos explicar brevemente o que são SIP Trunking e um PABX virtual. O SIP Trunking é uma solução usada para aprimorar a funcionalidade fornecida por uma operadora de rede VoIP ou linhas digitais ISDN. Essa tecnologia utiliza o SIP (Session Initiation Protocol) para o tratamento de chamadas.


É particularmente vantajoso para empresas que utilizam seus próprios sistemas de telecomunicações ou PABX. Em essência, o SIP Trunking permite a transmissão de voz multicanal pela internet, permitindo que várias chamadas ocorram simultaneamente. Esse recurso é especialmente útil para call centers e contact centers ou departamentos de telemarketing.


Já o Um PABX virtual é um sistema de telefonia empresarial baseado em nuvem, projetado para substituir os PABXs tradicionais que requerem hardware local e conectividade de linha fixa. Ambos oferecem recursos de encaminhamento, conferência, saudação ao cliente, correio de voz e outros que se tornaram uma prática padrão para sistemas de telefonia empresarial. No entanto, os PBXs virtuais tem outros recursos e benefícios.


Principais benefícios e desafios da integração do SIP Trunking com um PABX Virtual


A implementação do SIP Trunking oferece, sem dúvida, inúmeros benefícios para as empresas. Integrar este sistema a um PABX virtual é o próximo passo natural para escalar e melhorar a eficiência dos processos de negócios focados no atendimento ao cliente e na aquisição de novos clientes. Os principais benefícios e desafios dessa integração são:


  • Otimização de custos;

  • Maior mobilidade dos funcionários;

  • Escalabilidade;

  • Conexão de internet estável e outros desafios.


Otimização de custos

Um dos principais objetivos dos empreendedores é otimizar os custos associados à administração de um negócio. Configurar o SIP Trunking e um PABX virtual ajuda a alcançar esse objetivo, reduzindo as despesas relacionadas à compra e manutenção de equipamentos, como os sistemas PABX tradicionais.


Essa integração permite que as empresas escolham um modelo de faturamento flexível de sua operadora, além de otimizar os custos com chamadas telefônicas e manutenção da telefonia.


Maior mobilidade dos funcionários

A combinação da funcionalidade de Tronco SIP e PABX virtual também melhora a mobilidade dos funcionários. Essas ferramentas permitem que os funcionários desempenhem suas funções, incluindo fazer chamadas telefônicas, de qualquer lugar com uma conexão de internet confiável. Isso é especialmente benéfico para empresas que permitem o trabalho remoto, incluindo operações fora do país.


Escalabilidade

A combinação desses dois serviços facilita a expansão dos negócios. Ela proporciona maior flexibilidade para aumentar ou reduzir o número de consultores sem a necessidade de aquisição e manutenção de equipamentos adicionais. Adicionar ou remover canais de comunicação é prático e pode ser ajustado em tempo real para atender às necessidades reais da empresa. Isso é particularmente benéfico durante períodos de desaceleração econômica ou para empresas com clara sazonalidade.


Conexão de internet estável e outros desafios

Considerando tal integração? Um fator crítico a ser considerado é garantir uma conexão de internet estável e de alta qualidade, pois a confiabilidade das chamadas depende em grande parte disso. Além disso, sua infraestrutura pode estar exposta a riscos potenciais, como ataques cibernéticos, gravação de chamadas ou espionagem.


Por esse motivo, medidas de segurança reforçadas são essenciais. Outro desafio é garantir a conformidade com as regulamentações aplicáveis, especialmente aquelas relativas ao GDPR e ao armazenamento de dados. No entanto, esse desafio se aplica a qualquer modelo de operação de chamadas telefônicas no atendimento ao cliente.


Contate a Syetel Hoje!

Quer saber mais sobre a integração de Tronco SIP e PABX Virtual? Entre em contato conosco para descobrir os benefícios dessa integração e avaliar seu potencial de aplicação no seu negócio. Ligue hoje mesmo para a Syetel no (47) 3407.7750 ou nos contate através do WhatsApp no (47) 98498-6420.

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